Google Analytics Alternative
Google Analytics Alternative

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Novelas Especiais.

Já tem um tempo que as novelas da Rede Globo vem chamando atenção dos seus telespectadores, a sua maneira , sobre as pessoas portadoras de necessidades especiais. Por ter tido oportunidade de trabalhar numa escola para pessoas portadoras de necessidades especiais, posso dizer que essas novelas são acompanhadas por todos que de alguma forma estão ligados aos assuntos, inclusives os próprios portadores, com muito entusiasmo. Lembro-me muito da empolgação com a novela em que a Síndrome de Down foi estampada pela atris mirim , portadora da síndrome, Joana Mocarzel na novela Páginas da Vida. Foi uma expectativa geral, que passava dos funcionários da escola , a direção acadêmica, aos pais e próprios alunos. Teve sua importância , sim teve. Não é de se desdenhar um trabalho onde as pessoas possam finalmente se vê na Tv de forma artistica , mesmo portando uma deficiência. Ouvi muitas críticas, li muita coisa a respeito e tenho refletido a respeito disso.
As telenovelas tem um alcance massiço em todas as camadas da sociedade. Importante sim passar a realidade dessas pessoas , quebrar barreiras e destruir alguns tabús, passar informações ao público que vive mergulhado na ignorancia desse assunto, e deixar que de alguma forma venha a tona tudo que sabe-se que é existente como o preconceito e outras questões que pessoas ditas "normais" se quer imaginam que passe um deficiente , seja essa deficiencia física , seja genética ou psiquica.
Por outro lado, a novela tem o quê da fantasia. Aì é que entra todo o meu questionamento e acredito que de muitas pessoas.

Abrindo umas aspas: Dentro na escola hviam um programa de inserir jovens deficientes no mercado de trabalho. Durante a novela Páginas da Vida, empresas como Posto de gasolina -Shell, Mc Donalds , Redes de conveniências, passaram a solicitar muitos jovens. O que é triste é que a maioria das vagas eram preenchidas somente por Sindrome de Downs. Algo a ver com Marketing? A sindrome de Down é uma das poucas deficiências genéticas em que fica estampada fisicamente sua existência.Se há um jogo de interesses dessas multinacionais em colocar em seus balcões Sindromes de Downs é um papo para outro Post. R e f l i t a m o s !!!

As novelas de Manoel Carlos estão sempre querendo retratar a VIDA. Páginas da Vida, Viver a Vida. Logo supomos que tratam de problematizões reais. Deve ter havido um bom estudo em seus laboratórios de criação de personagens, e tenho que bater palmas para Luciana interpretada pela magnifica Aline Morais que tem se mostrado mais uma vez impecável em suas lágrimas. É comovente sempre. Um verdadeiro espetáculo de sofrimento, há quem diga. Um sofrimento real, digo eu, com dificuldades reais , e muitos conflitos , dignos de novelas, sim. MAs essa novela ficaria muito mais tensa e dolorosa se realmente trata-se a dificuldade com todos os seus méritos.
Para mim o que tem faltado nessa tentativa de abordar temas como esses é a dosagem no final feliz. Porque tem que mostrar a menina com Sindrome de Down ser adotada ple médica rica e amavel? O esquizofrênico casar-se com sua namorada "Normal" , ou a cadeirante tetraplégica voltar a andar? Afinal, é sempre assim? Porque não mostrar ao invés desse romantismo a realidade dura e crua, já que é dela q se quer tratar ?

Mostremos as filas de adoção, os downs que são abandonados em orfanatos por uma vida inteira sem ter a sorte grande de uma grande médica, rica e legal adotá-los. Vejamos a história reais dos vários esquizofrênicos que tinha uma vida quase normal até diagnosticarem suas doenças e serem deixados de lado pelos ciclos sociais, namoradas, amigos e colegas de escola, trabalho ou faculdade..... quando não, a própria família. E Vamos falar também da dura realidade da vida de que nem tudo consegue resgatar após uma cidente com consequencias como o de Luciana. Falar de uma tetraplégica que nem sempre está maquida, nem tem uma condição financeira q facilite toda sua estrutura de avanços ....que nem será sempre tão coerente quanto Luciana em seus sentimentos com relação a tudo, vamos tratar da cadeirante que não tem tantas perspectivas , mas que dentro das possibilidades descobrem formas de VIVER A VIDA , para sempre, sim , numa cadeira de rodas.
É isso, está na hora de vermos deficientes em todas as novelas da Globo. Minhas palmas vão para atriz, Danieli Haloten, cega de verdade, atriz de verdade, capaz de verdade e que mostrou muito bem toda suas dificuldades REAIS, em diversos setores da vida de um portador de cegueira.
Minhas palmas vão para "novela das sete". Walcyr Carrasco.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Carnaval, lá vou eu.

Era o tempo que eu fazia contagem regressiva para curtir carnaval exageradamente. Sim , tudo como era assim, se era para sair , eu saia todos os dias , usava todas a drogas, beijava todas as bocas etc etc etc. Tudo bem o clima de orgia geral do carnaval de Salvador faz todas nossas portas se abrir.... mas eu não tinha límites. Fui uma completa aborrecente preocupante e e inconsequente. E hj eu até agradeço... imagina só se fosse o contrário, agora eu com dois filhos querendo fazer tudo isso. Fiz tudo meio torto mas na idade certa.
Hoje em dia miha contagem regressiva é somente para ter dias de paz com família completa ou viajar pra algum lugar bem longe disso tudo.
Amanhã domingo de carnaval em Salvador vou cometer uma atitude um tanto inusitada. Não fiz qualquer promessa de nunca mais colocar meus pés na festa, até porque nunca mais para mim é algo bem distante de meu vocábulo, porém estava longe de meus planos tão cedo ir encarar Ivete e Claudinha. Amanhã lá vou eu , de longe sim, mas em plena avenida, irei prestigiar "a maior festa popular do mundo" , levar minha filha parra ver suas musas ao vivo e tentar resgatar qualquer sensação boa nessa festa. Vamo vê se dá. Espero chegar aqui comentando coisas belas , cofeitadas e felizes.

Lá vou eu.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

UFBA!!!!!!!!! Passei!

Valeu todo o esforço e expectativa... Agora ninguém me segura!!!

2 de Fevereiro.

Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar

Mar, misterioso mar
Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante

Olha o canto da sereia
Ialaó, oquê, ialoá
Em noite de lua cheia
Ouço a sereia cantar
E o luar sorrindo
Então se encanta
Com as doces melodias
Os madrigais vão despertar

Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia

Toda a corte engalanada
Transformando o mar em flor
Vê o Império enamorado
Chegar à morada do amor

Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar