Google Analytics Alternative
Google Analytics Alternative

domingo, 2 de janeiro de 2011

O reveillon e os chineses.

Na verdade era para ser tudo diferente. E foi como foi . E como foi , foi ótimo. Mesmo que não tivesse sido... hahahaha..
Tudo marcado, buffet organizado. Seríamos 14 pessoas. Só nós. Cheguei lá naquela casa ainda de tarde , a casa de Lee já me era praticamente familiar , pois já haviamos muitas vezes optado por  nos reunir sob aquela vista lindissima da Baía de Todos os Santos.
Comecei a cortar coisas, arrumar mesas , colca aqui , puxa lá e me entra um chinês que parecia estar enfurecido. Mas Lee, sua filha , me explicou que na verdade aquilo era alegria. UIfa!

PAUSA PARA A CASA DE LEE.

Uma das coisas de gosto de ir lá  além de estar entre amigos e ter a vista fenomenal que eles tem todosantodia é compreender um pouco do universo chinês. Eu não consigo ainda dominar seus costumes. É tudo muito esquisito. A casa é linda, na verdade é uma CASONA. Daquelas que parece malassonbrada na frente, aspecto meio abandonado, com um portãozão que abre com controle e fecha sozinho. Bem "gasparzinho". Vc entra na casa , percebe logo que eles não tem compromisso nenehum com decoração, e isso é fantastico! Desapego !Na mesma sala vc tem sofás imensos aveludados com aspecto de selva , dois imensos aquários , com peixes tão imensos quanto, uma mesa de sinuca IMENSA no meio da sala, uma geladeira supertecnologica na sala, uma mesa  de pedra que me parece de outras vidas e que tem simplesente de TUDO em cima dela , de comida à pregos, um armário com roupas do lado dela... ( ISSO MESMO DE ROUPAS) , a escada que dá acesso a parte intima da casa ( quartos com cadeiras de massagens e um show de tecnologia de toda espécie) é de veludo e verde, nunca tinha visto uma escada IMENSA de veludo. Aliás , percebi isso, quando eles dão valor a uma coisa essa coisa ou é muito grande ou tem uma quantidade ABSURDA , como os sucos de uva são bento... eram caixas e mais caixas no meio da sala.
Isse eu nem citei os quartos na entrada da casa , um de Lee, com aspecto bem ocidental, tecnologico, cheio de armários e que destoa do restante da casa, pois parece querer ter alguma coerência pela lógica do ocidente, o outro hhahahahah , meu Deus eu nunca tinha visto uma cama de motel dentro de casa... sim  o tio de Lee, que fica de frente pro seu quarto , tem uma cama aveludada , redonda  e vermelha no quarto , sempre tive vontade de deitar dela... geeeennte é incrivel!
É uma casa intrigante que não tem como não se sentir a vontade.... depois que vc passa por esses quartos, vc chega logo na sala q eu citei acima , e ai tem portas imensas de vidro.... e uma varanda espetacular com uma piscina FODASTICA , que nos faz lembrar que estamos na Bahia.

A VISTA:



VOLTANDO AO REVEILLON:

A euforia do coroa chinês se dava porque ele não passaria o reveillon no restaurante deles, como previsto e sim em casa jogando dominó chinês.. a partir dali nosso reveillon mudou , e diga-se de passagem , foi muito legal! A conversa entre eles era incrivel, o cachorro entendia eles e eu não. NADINHA. Chinês tem uma forma bem italiana de se entender. Logo chega a vó de Lee comendo pé de galinha (senhorrrrrrrelescomemepedegalinha), e tentaram me convercer de que aquilo era bom . A mãe de Lee , é uma doce chinesa serelepe , fala pelos cutuvelos de forma frenética... estava preocupadissima com  mesas , pra colocoar comidas e para os convidados , que até então seriamos nós + familia Lee. Tentei acalma-la enquanto Lee advertia ela sobre a necessidade de comprar mesas para a varandas, "nem que fossem de plásticos", dizia ela, e a mãe resumiu bastante a filosofia chinesa numa resposta: "Praque vou comprar coisas pra essa casa se não fico nela? vou comprar coisas pro restaurante e quando necessito pego lá. " Tudo isso num sotaque carregadissmo, falando coisas no feminino mesmo que fossem masculino.
Com essa frase muita coisa daquela casa se explicava. Eles são práticos e utilitários.  E logo ela começou a culpar o marido pela falta de organização... que devia ter avisado a ela enão decidido de ultima hora que não ficariam mais com os funcionários no restaurantes.

Foi nesse instante que ficha caiu. Na verdade estariamos não só entre a família Lee, teriamos mais convidados. E então.. os chineses começaram a se multiplicar, chegavam  em 4 , depois em 6 depois em dez... foi hilário, brotavam do chão ... falavam alto e não abriam os olhos.... tinha uns la que acho que nem eram chineses , mas tinham olho esticados e se entendiam....

Estavam eufóricos... a festa tornou-se uma bela missigenação entre China e Braisl ...e eu imaginei que a noite seria no minimo animada.... só que com a mesma capacidade de de brotar eles foram se dissipando, se amontavam em pequenos grupos, as adolescentes falanvam entre si  em chinês e mexiam em suas tecnologias de mão... acho q diziam coisas terriveis porque davam risadas sacarticas, os homens jogavam. Sim. Eles passarama noite toda jogando, uns na sinuca , outros no dominó , outros na carta , e de repente ,era como se encomodassemos a concentração deles, fumei uns cigarros pra entrar na ondas deles (desculpa de viciada hahahhah ) mas eles fumavam muito , muito, muito , e nem no meu ritmo mais acelerado de vicio eu acompanharia.

O Reveilon chegou e lá estavam eles, jogando, a comida na mesa, muita cerveja e vinho , muita gente por todos os lados e crianças correndo, os chinesesinhos são educadissimos!
Lee me disse que o reveillon lá é em fevereiro, aí entendi a desatenção com a festa, para eles não devia fazer muito sentido aquilo tudo.
A virada foi linda, os fogos do Yacth estavam num barco na frente da varanda da casa , parecia que eram fogos particulares da nossa festa.... As crianças choravam assustadas como  barulho, mas se deslumbravam ao mesmo tempo, a ilha de Itaparica ficava iluminadissima ,e nos lembramos que todos nós ( ocidentais) que estavamos alí  a dois anos atras estavamos lá... do  outro lado do mar e fizemos uma breve retrospectiva de dois anos pra cá...
Em fim ,tive um reveilon riquissimo de risada, de comida, de paz, de tranquilidade, de alegria, de chineses , de pessoas que amo etc etc tec

Que 2011 seja positviamente inusitado como seu reveillon... e viva os chineses.Eles sabem viver !




Nenhum comentário: