Google Analytics Alternative
Google Analytics Alternative

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A culpa de ser mãe!

Ser mãe é carregar culpa eterna. Se não é por um motivo é por outro. Se tem mais de um filho... a culpa é dobrada, triplicada, porque dar atenção a um implica em deixar de dar ao outro. No meu caso a mais velha é do meu primeiro casamento, aí a culpa é avassaladora, porque fantasio mil e um sentimentos que ela deve sentir por estar presenciando uma nova formação familiar que não é o pai dela. Aiai, e se ser mãe é se sentir culpada, será que sou mesmo? Se brigo, acho que fui dura, se não brigo, fui permissiva. Se dou chupeta estou fazendo algo muito ruim pro bebe, por causa dos dentes, do vicio etc , se não dou , sou péssima, afinal, bico é tão bom pra acalmar o bebe. Se complemento a alimentação com leite industrializado além da amamentação sou um monstro afinal amamentar com exclusividade é o melhor para qualquer bebe, mas se concordo com isso e ele não ganha peso estou deixando ele com fome...Dia das crianças passo o dia no shopping com a pequena de 5 anos para que ela faça tudo q tem vontade, porque me sinto culpada por ter lhe tirado a exclusividade de minha atenção, ainda no shopping olho para aquele bebe de 4 meses no meu seio , mamando exaustivamente e lá vem a culpa de estar lhe deixando um dia inteirinho naquele ambiente fechado por tantas horas.... E assim se vão os dias, eu cada dia mais pesada com as costas doendo. Cheguei à conclusão que a dor na minha coluna não é nem amamentação Nem o colchão é a culpa que carrego todos os dias por todas as duvidas e incertezas. Será que não sou uma mãe bem resolvida? Tsc tsc tsc , lá vou eu cair nessa cilada de novo. Decido então que serei inocentada de todas as acusações e assumirei minhas fraquezas e duvidas e sempre que possível as transformarei em risadas e histórias para as pobres mãe que ainda não sabem o que está por vir, e meu olhar para os barrigões na rua não conseguem ser disfarçados. Morro de pena delas todas, porque não há quem possa com tantas sugestões, crenças e opiniões.


O mais interessante nisso tudo é que a delicia de ser mãe é tão maior que tudo que inexplicavelmente transforma nossa missão diária em momentos inesquecíveis de certa forma e completamente esquecíveis de outra, pois se lembrássemos de exatamente TUDO seria muito mais complicado ter mais de um filho, mas uma varinha mágica de esquecimento passa em nossas memórias e a medida que o tempo vai passando vamos esquecendo e nos adaptando as mágoas, culpas, noites sem dormir, incertezas , fracassos e tantos outras coisas de tentam tirar o romantismo de ser mãe. Ser mãe é a maior prova de que o amor na sua mais pura essência existe sim.

Um comentário:

Marlene disse...

Lendo o teu texto me identifiquei demais contigo. Tenho 3 filhos crescidos, independentes, e toda hora me bate essa incerteza: será que me meto demais na vida deles? Será que pareço uma mãe meio desligada, deveria me preocupar mais com eles? Me lembrei de um caso que aconteceu com a filha mais velha, eu sempre dizia que não iria ser uma mãe chata, dessas de ficar controlando filho dia e noite. E assim tentamos fazer com ela, já que era muito adulta e não nos causava muita preocupação. Um dia, depois de ter chegado tarde em casa naquela noite, ela disse: também ninguém liga pra hora que chego em casa. Vá se entender os filhos. Espera os teus crescerem que as culpas vão aumentando, porque a gente sempre acha que não está fazendo direito. Abraços