Google Analytics Alternative
Google Analytics Alternative

segunda-feira, 13 de abril de 2015

13 de abril


Então, hoje o dia foi doido. Eu cheguei as 7:30 atrasada na escola, e fiquei lá até agora, entrando e saindo de reunião. Mil vezes me perguntaram, - que data é hoje? Isso nunca acontece. Sempre sou eu a perdida que pergunta isso. E todas as vezes que me perguntavam, eu dizia, 13 de abril. E dizer isso era evocar uma série de sensações, umas domesticadas e outras não. E ai eu pensei. hoje é segunda-feira , dia de Exu, e 13. Muito mais doido que sexta-feira 13. Ainda mais sendo abril. 
Ainda mais.

E ai entre uma respirada e outra, eu olhava para o lado e via o tempo voando, a segunda indo embora e a minha de perspectiva de parar um pouco para cumprir o rito anual deste dia ficando mais distante. Esse ano passei o o dia bem consciente e nos intervalos entre uma fumaça e outra eu pensava em como a vida é linda e como os sentimentos nos fazem sentir mais ela. 

Não vai ser ainda esse ano que quebrarei o protocolo, continuo desejando o céu inteiro para vc, os sorrisos mais desajeitados, as gargalhadas mais impiedosas, as lágrimas mais justas, os sentimentos mais sutis e as memórias mais despretensiosas. Desejo, um rio de desejos, sinta todos, não os deixe passar. Espero que o controle remoto da minha mão, a direção do filme da minha vida esteja um pouco na sua, e que vc volte quantas vezes precisar. E que saiba que se apertar o pause o tempo continuará correndo, ainda assim. 
Nesse dia, eu quero estar mais perto de vc e estou. 
E lhe abraço bem forte, e te olho profundamente até o infinito, e vejo vc lá, sentado na praia, levando Renato muito a sério, como deve ser.
Que Exu esteja em seu caminho, e lhe oferte tudo que ele tem de melhor: vida. 

A palavra “Exu” significa, em ioruba, “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Exu é o principio de tudo, a força da criação, o nascimento, o equilíbrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim. Exu é a célula master da geração da vida, o que gera o infinito, infinita vezes.
É considerado o primeiro, o primogênito; responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem o inicio de tudo. Exu é a força  natural viva que formenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. É o gerador do que existe, do que existiu e do que ainda vai existir.
Exu está presente, mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. É a capacidade dinâmica de tudo que tem vida. Principalmente dos seres humanos que carregam, em seu plexo, o elemento dinâmico denominado Exu.
É  aquilo que no candomblé  chamamos de Bára, ou seja “no corpo”, preso a ele. É o que nos dá capacidade de agir, andar, refletir, idealizar. Sem  o elemento Bára, a vida sadia é impossível. Sem ele, o homem seria excepcional, retardado, impossível de coordenar e determinar suas próprias atitudes e caminhos de vida..
Realmente, Exu está presente em tudo. E damos como  exemplo inicial a concepção da geração da vida. O membro ereto do macho tem a presença de Exu- aliás, em terras da África, o membro rijo é o símbolo da vida, o símbolo de Exu - ; a penetração na fêmea, tema a regência de Exu; a ejaculação é coordenada por Exu; o percurso do espermatozóide dentro da fêmea, é regido por Exu; também na fecundação do óvulo  Exu está presente. E quando a primeira célula da vida esta formada, a presença de Exu se faz necessária. Já na multiplicação da célula, a regência passa por Oxum, que vai reger o feto até o nascimento.
Exu também está presente no calor, no fogo, na quentura. Presente se faz nos lugares poucos arejados, nos lugares onde existem multidões, nos ambientes fechados e cheios.
Exu está na alteração do ânimo, na discussão, na divergência, no nervosismo. Está presente no medo, no pavor, na falta de controle do ser humano. Também está perto na gargalhada, no riso farto, na alegria incontida. Para nós brasileiros, amantes do futebol, Exu está presente no grito de “gol”, que soltamos de forma feliz e nervosa. É o desprendimento do nervosismo contido no peito.
Exu é a velocidade, a rapidez do deslocamento. É a bagunça generalizada e o silêncio completo. Diz-se que Exu é a contradição. É o sim e o não; o ser e o não ser. Exu é a confusão de idéias que temos. É a invenção,  descoberta. Exu é  o namoro, é o desejo, é o sentimento de paixão desenfreadas e é também o desprezo. Exu é a voz, o grito, a comunicação. É a indignação e a resignação. É a confusão dos conceitos ba´sico. Aquele que ludibria, engana, e confunde; mas também ajuda, dá caminhos, soluciona. É aquele que traz a dor e a felicidade.

Exu é a força que atua sobre o negativo de qualquer pessoa tentando equilibrar essa ação. É aquele que faz o erro virar acerto e o acerto virar o erro. É aquele que escreve reto em linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas.
Mesmo nos momentos em que nos vemos no meio do caos, Exu sabe fazer com que a ordem prevaleça. Exu não gosta de displicência e de injustiça, não aceita nada mais e nada menos do que lhe é de direito e de dever.

Um bom presente de aniversário: 

Nenhum comentário: