Possivelmente a imagem mais significativa da década, e eu estava lá. Essa viagem foi muita coisa para mim. Eu tive tanto medo de ir.... na véspera de sair do Vale do Capão depois de um natal daqueles, precisei do apoio de minha analista pra reorganizar meu medos e reposicionar minhas coragens. Segui viagem dia 29/12, saindo de Seabra para Brasília, num carro com cinco pessoas completamente desorganizadas , o que me deixou em alguma medida desafiada. Eu tinha certeza que não voltaria viva daquela estrada.
Lina, Duda, Alfredo e Thais. Eita meu Deus. Foi intenso foi. kkkkk muita risada, resenha, cansaço, expectativa, e tudo mais, 3,800 km rodados, ida e volta, com passada na Chapada dos Veadeiros. Experimentei dias que sairam de meu controle, o ponto alto foi a posse do presidente. Brasília estava um fervilhão de coisas, chegamos dia 30, depois de dormir em Bom Jesus da Lapa, que cidade quente, e invocada, uma loucura aquela praça europeia, uma loucura aquela igreja gruta, que lugar doido que é essa Bahia.... parei na beira do Rio São Francisco e me emocionei.... dia seguinte seguimos para Brasília e depois de o dia todo viajando chegamos em Brasília e já fui dar um giro no distrito federal, depois de me assentar na casa da prima.
Foi ótimo estar com ela.
Dia 31 já era quase posse, ou pelo menos quase tudo girava em torno disso, de tarde sambinha na feirinha do MST, de noite, réveillon na prainha dos orixás, que foi uma grande e maravilhosa surpresa, onde me encontrei com pessoas mais que queridas, e me diverti demais. Em determinados momentos me senti em Salvador. Caio estava lá, tão lindinho e disponível como sempre. Os olhinhos apaixonado de quero mais, e aquele batuque todo, e eu tentando em entender alí naqueles sentimentos todos. Foi muito massa encontrar ele lá, sentir essa conexão massa que a gente, e me sentir que estou cada dia menos na defensiva com ele, acho q nunca demorei tanto para me disponibilizar para alguém. mas tenho gostado da paciência dele, e de como ele compreende e respeita meus movimentos e ao mesmo tempo deixa claro que quer muito. muito bonitinho esse sujeito.
Acordei dia 1, já era 2023 , lula já seria nosso presidente em algumas horas, tava tudo muito rápido já tomando banho comendo qualquer coisa e correndo pra Esplanada dos Ministérios. Que loucura eu olhava pros lados e só via gente feliz, e eu me dava conta de que havia cumprido minha promessa, estava em Brasília na posse de Lula.
Eu fui pra posse, parece que foi um sonho, cheguei lá com meu tio , que havíamos brigado há anos, tomamos vinho esses dias e deu tudo certo, no limite da paciência, mas deu. Tb quase n parei em casa, lá na posse dei um perdido nele, fiquei horas sozinha, e foi massa, pq fiz o q quis, sem ter que me preocupar como mais ninguém, como tem sido importante isso para mim....
andei por horas, fiquei com muita sede, a agua parecia n ser suficiente para aquelas milhares de pessoas no calor seco de Brasilia. A chuva prometida nunca caiu. Assim como Cacique Raini avisou que não cairia. E ai quando a vida quer ela promove, no meio daquela multidão eu não encontrava ninguém, mas encontrei Caio. Grudou em mim, e gostei. Estava lá com povo dele, todo mundo gente boa, e ele felizinho que finalmente estávamos de casalsinho, eu amo que ele não disfarça as alegrias comigo, é tão honesto e singelo que tento o máximo possível ser cuidadosa. Ali me senti a vontade pra circular de mão dadas com ele, ele adorou que nunca tentei soltar a mão, e não demonstrei preocupação, foi um momento importante para lidar com as marcas que antenor deixou em mim. Entendi como evitei estar com Caio por tanto tempo em tantos lugares pra proteger quem nunca se preocupou assim comigo, pelo contrario todas as vezes que me senti exposta nessa relação foi por descuido dele.
Lá estávamos bem a vontade, e foi ótimo sentir essa parceria. Ele dança comigo, ri de minhas besteiras, sabe as comidas q eu gosto, não me julga, e come comigo, sente meu cansaço, minha sede, já conhece quando tô irritada com alguma situação, aprendeu a se comunicar comigo com o olhar...e assim seguimos ate a madrugada, mesmo quando encontrei o povo, ficávamos um pouco lá com povo dele, depois um pouco com meu povo, ele viajou de volta pra salvador logo que terminaram os shows, deu ate uma vontade de voltar com ele, pq gostei do grude, mas ele muito sabiamente me disse: ei mulher cê ta de férias, já veio ate aqui com seus amigos, viaja, que quando vc voltar a gente gruda. Que bonito achei. Ele não podia ir com a gente pq era o representante do sindicato, e tava como organizador da caravana, e foi bom ter estado sem ele tb.
Lula fez tudo certo, recebeu a faixa presidencial da mão do povo. Chorei tanto, foi tão lindo estar lá vivendo isso. Meu estado de emoção foi permanente. Vi tudo que quis ver, senti tudo que precisava sentir.
Eu amei demais tudo aquilo.
Os shows foram lindos. Ver baiana system em outro estado da um bairrismo danado, olha que lindo que nosso povo sabe saber!!!!
Dia seguinte fui no restaurante preferido de Lula, tava lotado, tirei uma fotos, seguimos pra outro, e depois peguei a estrada com meu povo.
Chegamos em Pirenópolis quase de noite, e me senti numa mistura de capão com praia do forte. Um lugar que só gosto de ir assim rápido. Muita chuva, e ficamos doidos , conseguimos uma casa incrível para ficar, tomamos decisões inusitadas, dormimos juntos porem sem dormir, kkkkk , demos boas risadas, e fizemos piada de tudo depois. Foi muito bom essa paradinha numa casa, pra descansa do corre corre nos lugares, depois de duas noites, seguimos para Alto do paraíso, e foi lá que me apaixonei. viveria naquele lugar. Amo sentir isso em lugares. Descobrimos o melhor de todos restaurante, conhecemos as historias de abdução, fomos em algumas cachoeiras, ficamos loucos pela rua, e fizemos mais um monte de historia. Nessa parte da viagem nos dividimos , um parte em casa hospedagem, fiquei sozinha pq quis e gostei, eu tenho gostado de viver assim, entre companhia e solidão. Aprecio. Em todos esses lugares, nordestinos estavam felizes com seus bonés no MST , e Lula. Nos lembrando o pq estávamos aqui, e cada encontro com eles era um : olê olê olê olá, lulá, lulá!
Voltamos tranquilos dia 6, dormimos em Barreiras, outra cidade quentíssima, ultimo hotel que ficamos maravilhoso, dormimos todos juntos numa quarto gigantesco, e seguimos viagem ate o Vale do Capão, onde dormimos mais uma noite, ainda pegamos uma feirinha de manhã, almoçamos em Dona Beli e chegamos em Salvador 20 hs. Encerrei minha viagem dos sonhos, onde ogum tomou a frente, e eu voltei viva, e realizada. Com sensação de missão cumprida.
Eu mereci , eu me organizei, eu fiz meu corre pra realizar o que desejava. No total desde o natal foram 17 dias fora de casa, tinha muito tempo que isso não acontecia.
Cheguei no caos, direto pro hospital, minha mãe foi atropelada.
Mas isso é uma outra postagem.
|
na casinha em Pirenópolis |
|
fim de festa esplanada dos ministérios, mais de 15 horas endoidecendo na posse do presidente
alfred, chico lina e eu, avistamentos em Alto do Paraiso
os encontros da militancia
intensos e moderados, tchau Lula
|
esse dengo....
meu casal
se choramos juntos podemos muito
Bom jesus da lapa, eu n me misturo c essa gente
TOCANTINSSSSSS