Google Analytics Alternative
Google Analytics Alternative

domingo, 7 de junho de 2020

novo código de ética [PANDEMIA]

eis que de uma hora pra outra, meio que na marra, meio que forçosamente, um novo código de ética existencial se estabelece entre nós, sociedades pandêmicas.

É surreal ver isso acontecer em tempo real, os habitus, costumes, vão se modificando ao longo do tempo, e a gente vai assimilando ou não... poucas gerações viveram tão de perto mudanças tão radicais de paradigmas. Por exemplo, não há registros históricos de cancelamento de festa junina e de outras festas populares como a Lavagem de Iemanjá, Bomfim e carnaval, como está havendo aqui na Bahia. Como vai ser isso ? Como é existir baiano sem tudo isso?

 Descartar um modo operandis e ver outro se estabelecendo em tempo real.

Eu poderei, por exemplo, contar para meus mais novos, como foi que aderimos o uso de máscaras na nossa vida. Um dia eu vou dizer: no início tinha muita gente que resistia...até que passou a ser obrigado, e para além da lei, era perigoso ficar sem máscara, tb para além do vírus, vc podia ser agredida na rua se insistisse em ficar sem máscara.... como foi uma moça no ônibus.

Hoje andar sem máscara do seu apartamento até o corredor pode no mínimo lhe causar um enorme constrangimento, daqueles.... dos grandes, isso numa boa perspectiva. Mexer na mascara e usar ela equivocadamente tb pode lhe render alguns incômodos.

Tossir e espirrar mesmo de mascara pode lhe colocar numa situação de risco real. Agora cê pense, sem mascara. É barril demais. Considerado um atentado.

Não sei se a gente algum dia vai poder ir na casa de alguém, assim, como fazíamos. Ir na casa de alguém , é praticamente um ato de violência e invasão nível máximo. Não vá na casa de ninguém a menos que haja muitos combinados. E se vc for,deixe o sapato na porta, e va direto ao banheiro se lavar, higienizar, talvez se torne normal andar com uma muda de roupa na bolsa, pra caso vá na casa de alguém, tenha uma roupa limpa pra trocar.

sair de casa é um dilema, se vc for pego saindo de casa , assim sem uma necessidade vc pode ser  excluído de seu grupo de amigos. isso pode ser visto como algo bem egoísta e irresponsável. Se for evite comentar. Postar sobre saidinhas aleatórias e divertidas pode lhe render vários seguidores a menos, e algumas inimizades, textões e exposições nas redes sociais.

Se for sair faça como um certo grupo que frequento. Eu sei que um amigo vê um boy, mas n comenta com ninguém pq isso pode ser mal visto, eu sei q uma outra amiga saiu pra uma outra casa passar uns dias com a  família toda, aglomerou todo mundo, de mascara com todos cuidados e ela sabe da vida dela, mas deus o livre isso vazar, capaz de perder o emprego.  Então no grupo, debatemos sobre os absurdos que andam fazendo por ai, mas eu sei q cada um ali faz seu próprio absurdo, inclusive eu.

Junto com um novo código de ética surge um novo cenário de hipocrisia. A gente sempre sabe fazer isso muito bem. A verdade é que ninguém ta sustentando o que diz por muito tempo, nesse cenário a gente só precisa sobreviver de todos os jeitos, e subjetivamente é uma das formas de existir. A transgressão desse novo código de ética é evitável? Creio que não. Quem regulará isso?


Manifestar felicidades exageradas pode lhe causar um problemão.
Todo cuidado nesse tempos é pouco.
com que se diz
do que se ri
o que se posta
como se veste
o que não faz

e isso me parece ser só o começo de uma mudança definitiva no modo de existir nesse planeta.

Nenhum comentário: