Google Analytics Alternative
Google Analytics Alternative

segunda-feira, 18 de maio de 2020

O Sono e outras coisas [PANDEMIA]

Eis uma questão bem coletiva nesse período pandêmico:  a irregularidade do do sono.

~dormi mais ou menos meia noite e acordei as seis da manhã, sem que fosse necessário. Estou na minha rede, na minha varanda, onde meus olhos alcançam a infinitude do céu, o cheiro da água que caiu no céu refresca, e os bichinhos todos estão fazendo barulhinhos sinfônicos. É uma delícia de escutar. É uma delicia acordar essa hora e poder apreciar isso. Não ter que sair correndo para trabalhar. Tem uma galera de passarinhos agitadíssimos indo e vindo, disputando com as conversas dos poucos passantes a caminho do trabalho.

~Tenho me sentido inquieta com isso, pensar que tem gente , muita gente, que sai de casa todo santo dia pra trabalhar. Meu Pai! Pra mim sair de casa é saga mais profunda da vida. Desde a constatação da necessidade de sair, passando pela organização logística dessa saída, aos protocolos de segurança, a tentativa de resolver o máximo de coisas possível para que evitar sair mais vezes, o retorno de higienização e todo protocolo de segurança que é voltar para casa.  E aí, tem uma galerona que faz isso todo dia, saí de casa,depende de transporte público, se expõe ao máximo ao vírus, pq não há outro jeito de ser. Isso é foda demais. Eu preciso agradecer aos céus pelo meu trabalho remoto. Se eu tivesse que ir para escola, ou pra qualquer lugar todo dia eu ia apenas louca, para todo sempre, amém.

Voltando ao sono, acho que esse trecho acima pode nos dá dica do que ta acontecendo com a gente. É muita coisa pra pensar. E eu? E os meus? O que é seguro? Todo mundo morre? Todo mundo ta infectado? E a favela? E os médicos? E o futuro? Sei usar mascara de forma segura? Quantas preciso ter? Quando as coisas começam a normalizar? As coisas vão se normalizar?  Quem vai acabar com esse projeto genocida que ocupa a presidência desse país? Como me sinto diante de tudo isso? Qual efeito do isolamento em mim? Como deve ser ter horrível perder alguém nesse tempo?!O que gostaria de poder fazer? Como estou me alimentando? Vai ter eleição? Vai ter ano letivo? Vai ter Enem? Estou produzindo muito mais lixo? Estou organizando a vida como deveria? Como vou conseguir manter um ritmo de trabalho? Estou produzindo de forma medíocre? Que mãe to sendo nesse período? To possibilitando algum conforto mental para meus filhos? Meus amigos estão conseguindo? Meus amigos médicos estão bem? Como lidar com a minha mãe transgressora? Como lidar com minha ausência de desejos antes presente? Porque tem sido tão difícil concentrar nas minhas leituras antes de fluidas? Porque ? Por?Como?Como? Quando de novo em sala de aula?Quando de novo em um barzinho? Quando de novo uma aglomeração?

É muita coisa para pensar, e as vezes a gente não necessariamente ta pensando mas a sobrecarga dos pensamentos estão ali agindo quimicamente, ansiedade. Medo. Incerteza. Sem contar nas questões da vida de cada um né? Pq nossos outros problemas não desapareceram da vida da gente porque estamos atravessando uma pandemia. Eles continuam incomodando, criando situações de desconforto subjetivo.

Ainda me percebo numa certa vantagem, pq tenho acompanhamento terapêutico, agora virtual, que tem me segurado. Tenho possibilidade de uso de remédio caso,a situação da irregularidade do sono comece a afetar a minha vida de trabalho, por exemplo. Mas não quero. Sim, tem sido difícil dormir, quando consigo dormir 8 horas por dia sem nenhum medicamento, eu fico imensamente satisfeita. Mas tem sido uma raridade isso acontecer, uma mé dia de 4 a 6 horas de sono por dia.. Numa noite muito difícil, 3 hs.  Fico chateada porque sinto que meu corpo precisaria de mais tempo de sono.

Um fator complicador foi eu ter pego Chikungunya há um mês atras, estava num ritmo de mais atividade corporal, seguindo coma yoga e os alongamentos diariamente, isso fazia diferença em meu sono. Com a doença precisei para os movimentos, e ficar mais tempo na cama, o que não garante mais tempo de sono, pelo contrario, percebo nitidamente a queda da minha qualidade de sono pela falta de mexer meu corpo. Essa semana, tentarei reiniciar a yoga com a bunyta da Pri.

Agora vou indo, fazer um dos grandes prazeres, da quarentena: preparar meu café da manhã, com cuscuz, banana da terra  frita com açucar e canela, inhame, requeijão e café daquele jeito.

Simbora, q a rotina de Zoom, ClassDojo , fake news, cloroquina, caos, mortes, ausência de um presidente, ausência de vacina, horas de zap com minha cumadre, e novas tentativas de mexer o corpo pós doença do mosquito.







Nenhum comentário: