Google Analytics Alternative
Google Analytics Alternative

domingo, 27 de setembro de 2020

porque as mães se separam dos pais. [PANDEMIA ]

 Esses dias pensando em minha vida e recebendo narrativas de mulheres amigas sobre a falta de si nas relações com homens fiquei pensando em como a estratégia da separação as vezes se torna a única via possível de sobrevivência, de voltarmos a existir sob nosso domínio

Quando estamos numa relação com homens, e temos um filhos , tudo fica muito escancarado. A nossa subserviência agora fica explicita no sentido que passamos através da criação de nossos filhos entender de fato qual nosso lugar nas relações e como os homens se importam pouco com isso, pq simplesmente se beneficiam dessa naturalização.



Minha amiga me mandou uns áudios ontem, contando da dificuldade de tocar pra frente um projeto seu que envolve assistir umas aulas, pq nunca consegue q o pai das crianças, seu companheiro, se disponibilize sem que haja um caos emocional, em ficar com as crianças deles. No entanto, o mesmo boy consegue simplesmente levantar e sair pra ver um projeto com um amigo, ele simplesmente levantou do sofá, pressupondo a disponibilidade dela pra ficar com os filhos, desconsiderando qualquer possibilidade dela ter marcado outra coisa pra fazer, ou de simplesmente estar cansada e precisar dele na lida com os guris. 

tudo isso é lido como ajuda do pai , mas ajuda pq? o que há de diferente na maternidade para que o que é considerado para mãe como obrigação, para ele é uma ajuda? Um ato de generosidade, quase.

É foda. Primeiro que o tesão morre logo, a vida sexual do casal se deteriora, não há como manter o tesão na exaustão e com um cara que não se importa com vc, tudo vira acumulo e ódio.

Só depois de muito tempo insistindo na relação com o pai de meu filho eu entendi que só me separando eu garantiria a minha existência. Por mais que ele "me ajudasse", parece que enquanto eu não saísse de cena, da estrutura da casa, da organização viciada dele em pressupor minha eterna disponibilidade materna  eu em fim poderia me sentir livre , pelo menos alguns dia da semana, para levantar e sair. 

LOGICAMENTE QUE ESTOU FALANDO DA RELAÇÃO PATERNA EFETIVA ou pelo menos em partes , pq sabemos que , muitas vezes quando separamos, há muita chance de as demandas do filho sobrar pra outra mulher, possivelmente, a avó , ou a nova companheira do pai, ou como em grande parte dos casos, na separação com a  mulher, o homem tb separa dos filhos, e a mulher passa a cuidar sozinha dos filhos, o que as vezes se torna cansativo, porém, menos frustrante, pq pelo menos agora vc sabe que é sozinha pra tudo, e pode criar sua rede de apoio. Além de que deixa de ter q se responsabilizar pelos cuidados do homem adulto que deveria ta pelo menos se cuidando sozinho.

Quando nosso ímpeto de sobrevivência lida com essa possibilidade de separação passamos a construir essa realidade. Nem sempre isso se dá a nível de consciência, eu só me dei conta disso muito tempo depois de separada. Eu não calculei nada. Mas minha vontade de viver e construir meu caminho de crescimento, entendeu o que devia ser feito, antes de mim e fez. 

Pouca gente vai admitir isso, mais assumir que é isso. porque a nós mulheres não é dado o direito de desejar para além do que se tem, menos ainda quando se trata de maternidade. Se vc tem um filho saudável, então agradeça a Deus e não reclame. É desse jeito. 

É importante que isso tudo seja dito para que os homens percebam seus lugares nessas relações com seus filhos e suas companheiras, nem sei pra que, porque na verdade acho que boa parte deles sabe de boa parte dessa estrutura, e que deixa o baile seguir pq lhe favorece, então que fique bem escurecido para as  mulheres que sim, a separação pode ser o caminho mais garantido que vc tenha um tempo só seu , na vida pós maternidade, para escolher fazer o que quiser, inclusive o nada. 

E não há nada de feio e imoral nisso, se não há condições justas, saia da relação. Nenhum casamento precisaria acabar por esse motivo, porém não nos deixam muitas escolhas. então escolho sempre por mim. E sim, meus filhos vão sofrer  com a  separação, mas muito menos do que ter uma mão sofrida, machucada, e frustrada a longo prazo, pode ter certeza, filho nenhum merece carregar esse peso.



Nenhum comentário: